gônio - ορισμός. Τι είναι το gônio
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι gônio - ορισμός


Gonio         
A Fortaleza de Gonio () é uma fortificação romana em Adjara, na Geórgia, no Mar Negro, 15 quilômetros a sul de Batumi e 4 a norte da fronteira com a Turquia, na foz do rio Çoruh.
-gônio      
el.comp. pospositivo, do gr. gónos,ou 'fecundação; semente genital; órgãos da geração; rebento, filho, descendência' (v.gr. gígnomai 'nascer; gerar, produzir', ver -gênese ) + o suf.
io (ver), em termos das fisiociências, do sXIX em diante, como carpogônio , esporogônio , hormogônio , oogônio , podogônio ; ver gon(o)- , 2 -
gono e
-gonia
Goni         
COMUNA ITALIANA
Goni é uma comuna italiana da região da Sardenha, na província da Sardenha do Sul, com cerca de 556 habitantes. Estende-se por uma área de 18 km², tendo uma densidade populacional de 31 hab/km².

Βικιπαίδεια

Gonio

A Fortaleza de Gonio (em georgiano: გონიოს ციხე) é uma fortificação romana em Adjara, na Geórgia, no Mar Negro, 15 quilômetros a sul de Batumi e 4 a norte da fronteira com a Turquia, na foz do rio Çoruh.

A mais antiga referência a esta fortaleza se encontra nas obras de Plínio o Velho, em sua História Natural, escrita no século I. Há também uma referência ao antigo nome desta cidade nas Guerras Mitridáticas, de Apiano, do século II. No século II, era uma cidade romana fortificada na Cólquida. A cidade também é conhecida por seu teatro e hipódromo. Mais tarde, ficou sob influência bizantina, período em que o nome "Gonio" é finalmente atestado por Miguel Panareto, historiador Império Trebizonda, no século XIV. Em 1547, a cidade foi finalmente tomada pelo Império Otomano, até em 1878 a região de Adjara se tornar parte do Império Russo após o Tratado de Santo Estêvão.

Acredita-se que o apóstolo São Matias esteja sepultado em Gonio, mas é impossível ter certeza, dada a proibição de escavar perto do local. Outras escavações, no entanto, são feitas no sítio arqueológico, focando em sua herança romana. Gonio é um grande ponto turístico, com muitos vindo do resto da Geórgia para visitar suas limpas praias.